O que é Badminton

O que é Badminton

O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esportes são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuia o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

No final do século 19, surgia na Índia, um esporte chamado poona, que era muito praticado pelos indianos. Tratava-se de um esporte adaptado de um jogo infantil com antepassados na Grécia Antiga.

Militares britânicos erradicados na Índia adotaram o esporte e o levaram para a Inglaterra, onde, na década de 1870, o esporte ganhou regras e um nome: Badminton. Este nome originou-se depois de uma partida realizada na propriedade de Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.

O primeiro campeonato oficial de Badminton ocorreu em 1899 e a Federação Internacional de Badminton (IBF) nascia apenas três décadas mais tarde, em 1934, sendo ela a responsável pela regulamentação do esporte até hoje.

O Badminton tornou-se uma modalidade Olímpica nos Jogos de Barcelona, em 1992. O país com o maior número de conquistas olímpicas nesta modalidade é a China, com 11 medalhas de ouro. Depois temos Indonésia, com 6 medalhas, confirmando a supremacia dos asiáticos neste esporte.

Existem atualmente seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o badminton foi incluído nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi novamente, em 1999, nos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. A modalidade se firmou no evento sendo o esporte que conta medalhas até hoje. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a seleção brasileira conquistou sua primeira medalha na competição, sendo a de bronze no torneio masculino de duplas.