Conheça a História do Badminton

NO MUNDO

Criado pelos hindus, no século 13, o Badminton (chamado inicialmente de POONA) só teve maior destaque quando foi levado para a Inglaterra por oficiais do exército britânico, em 1850.
Praticado na Inglaterra pela primeira vez na propriedade de Badminton, em Glaucestershire, o esporte se organizou em 1934, com a fundação da Federação Internacional de Badminton.
Hoje 153 países são filiados à FIB, que levou o Badminton a ser o segundo esporte mais praticado no mundo perdendo apenas para o futebol.
Esporte de exibição nas Olimpíadas de Munique/1974 e de Seul/1988, o Badminton foi oficializado, e passou a valer medalhas em Barcelona/1992. Logo na estréia como esporte olímpico, 1 bilhão e 100 mil pessoas assistiram aos jogos do Badminton pela televisão.

badminton_battledoreandshittlecockpicture

NO BRASIL

O badminton ganhou sua primeira competição oficial em solo brasileiro com a realização da I Taça São Paulo. Nove anos depois, um passo decisivo para o desenvolvimento da modalidade no país: a criação da:Confederação Brasileira de Badminton-CBBd.
Em 1995 o badminton do Brasil participa pela primeira vez dos Jogos Panamericanos e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas – Sudirman Cup, tendo ficado em 3º lugar no seu grupo de cinco países. Em 1997 e 1999 o Brasil ficou, respectivamente em 5º e 4º no seu grupo de 8 países.
Em 1996, durante os jogos realizados em Atlanta – EUA, o atleta Paul-Erik Hoer Larsen da Dinamarca, sagrou-se campeão olímpico de Badminton. Este fato surpreendeu os especialistas e espectadores da modalidade pois derrubou a hegemonia asiática que já perdurava anos.
A partir desta olimpíada, o Badminton obteve uma maior cobertura da mídia, em especial, dos canais de televisão por assinatura especializados em esportes. estas transmissões permitiram a mais pessoas conhecerem a velocidade e a beleza dos seus jogos.
Em 1999 o Brasil participou dos Jogos Panamericanos de Winnipeg no Canadá tendo alcançado o 4º lugar em duplas masculino, ficando muito próximo de conquistar uma medalha de bronze.
Em 2003 o badminton brasileiro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, alcançou o 5º. Lugar em simples masculina, dois 5º. Lugares em Dupla Mista e dois 5º. Lugares em Duplas Masculinas.
Em 2007, a esperança é que o Brasil consiga uma medalha nos Jogos Panamericanos, já que a disputa acontecerá em território nacional.

 

O ESPORTE

O badminton é um esporte popular nos países da Europa e Ásia, tais como Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Indonésia e China.
É o esporte com raquete mais veloz, onde pode atingir até 300 Km/h, além de uma plástica maravilhosa tanto para quem assisti como para pratica.
Tendo várias vertentes, estudos científicos conduzidos pelo Departamento de Educação Física na Universidade de Baylor mostram o badminton como uma das melhores atividades de condicionamento. Em nível competitivo, ele requer explosão, muitas corridas e saltos, bons, reflexos e boa coordenação entre mãos e olhos. Mesmo o mais rápido serviço no tênis ou a mais potente rebatida no beisebol nas ligas principais parecerão uma imagem em câmera lenta.Em um único jogo, um jogador pode facilmente acertar centenas de rebatidas em velocidades duas vezes maiores do que as mais rápidas velocidades no tênis ou beisebol da liga principal. Mais de 100 batidas no jogo serão feitas com balanços de braço estendido. Há muito mais balanços do que no beisebol profissional.
O badminton exige pelo menos duas pessoas para ser jogado. No entanto, como jogo de recreação, não há nada que impeça alguém de jogar com um número ímpar de pessoas ou até jogar sem a rede. Pelo fato de ser um dos esportes mais flexíveis, o badminton pode ser jogado em qualquer superfície relativamente plana e dura, tanto descoberta como coberta, sem perder os benefícios decorrentes dos exercícios.
Finalmente, caso você esteja apenas tentando matar o tempo livre ou tirar proveito dos benefícios de um dos melhores exercícios que já praticou, o badminton irá garantir que o tempo gasto valha a pena. Tal como em outros esportes ou jogos, a coisa mais importante no badminton é sair e se divertir. Como lazer, o Badminton pode ser praticado por qualquer pessoa sem limite de idade. Mesmo para quem nunca praticou, em poucos minutos começa a acertar a peteca e o divertimento é garantido. Para a prática do esporte, precisa-se de um ambiente fechado para não haver influência de vento, devido à leveza da peteca e cerca de 10m de altura, já que a peteca é golpeada para o alto.
Outro fator importante do esporte é a não violência, não existe contato físico entre os jogadores, não é o golpe mais violento que ganha, e não tem barulho durante o jogo. A estas características, acrescentamos a integração e amizade que se forma nas comunidades de jogadores de Badminton. É uma ligação muito amigável e carismática que faz com que as pessoas queiram se juntar para jogar.

b.496.330.16777215.0...images.stories.badminton.badminton_canadajackpurcell_jpg_

Fonte: http://www.badmintonrn.com.br/novo/historico.php